CAMPO DO BODE

27/09/2011 12:20

 

Lamentável sentir o desprendimento dos nossos gestores ambientais para com esta área verde bem no centro urbano da Capital do Mato Grosso, Cuiabá. Com sua vegetação nativa e local de imensa diversificação de animais silvestre, o Campo do Bode seria uma área de preservação permanente (APP), que têm possibilidades reais de tornar-se uma área pública, que sirva como área de pesquisa para fins de proteção do meio ambiente e lazer, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida de todos.

 

Área com vocação natural em perpetuar a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar, regular as médias térmicas, reduzir os casos de alagamentos e abastecimento hídrico, o Campo do Bode, ao contrário de tudo isso, é mais um área de preservação que sofre por omissão. Por várias vezes tentamos nos fazer ouvir em nossas reivindicações a esse respeito, isso desde 2007, quando ali estive e verifiquei a riqueza da fauna e flora. Até a presença de alguns animais que tinham acesso ao local através do córrego Mané Pinto (braço do Rio Cuiabá), chegando a ser encontrados: jacarés, sucuris, capivaras entre outros animais pantaneiros.

 

Vimos esta área por diversas vezes sofrendo a ação do fogo, sem saber se aquilo foi natural, acidental, ou criminosa e nada sendo feito. Por se tratar de uma posse particular, o que não impede sua preservação, bastaria que a prefeitura agisse em prol do meio ambiente e por meio de negociação direta, ou por decreto, declare utilidade pública, e assim tornando-a uma área de preservação permanente.

 

Conclamo aos moradores do entorno desta área conhecida historicamente como Campo do Bode, se organizem em defesa da preservação dos fatores bióticos e abióticos do local. Vejo mais, a necessidade urgente que a sociedade cuiabana tome conhecimento sobre a importância deste local e lutem também pela sua conservação. Mas para isso é necessário a soma de esforços e a partilha de responsabilidades, promovendo a mudança de comportamento perante da violência que aquele lugar sofre há anos, diante aos nossos olhos, sem que ninguém tome providências concretas

 

Esperamos que os gestores de governo e do município estejam alerta para esta área verde postada pela natureza, em um espaço pouco arborizada, que é a região do bairro do Porto. Se vamos fazer belas obras para esse grande evento que é a Copa do Mundo em Cuiabá, seria uma grande oportunidade de resguardarmos este local com a sua proteção definitiva. Nós, povo cuiabano ou não, antecipadamente agradecemos por este S.O.S CAMPO DO BODE. Com a palavra os nossos gestores, em especial, a nova récem criada SECOPA.

 

Lucélio Costa Gonçalves – Carioca de nascimento, Cidadão Cuiabano, Bacharel em Direito, Pós Graduando em Direito Agro-ambiental, Professor de Judô, Compositor, Ambientalista, Membro da ONG Garra e da Executiva do PV-MT.