A SOLIDÃO DO ARTISTA

14/11/2010 20:54

 

Por Lucélio Costa

Recentemente, recebi em minha residência o meu amigo Claudio Gomes dos Santos, profissional da arte fotográfica para um “Pot Amical”, (Expressão em francês que indica um encontro na residência para tratar de trabalho), onde me contou com entusiasmado o convite que recebeu para expor a tua arte em Novigrad, Ístria na Croácia, na Exposição Internacional Photo Ex Tempore com o tema Poetry In Light. O convite partiu depois que alguns membros da comunidade Italiana, Unione - Talijanska Unija da Cidade de Cittanova d'Istria teve conhecimento do seu trabalho através a Rede Social Facebook, onde ele mantém uma página e divulga alguns dos seus trabalhos.  

Convite aceito, surgiu à preocupação com as despesas advindas desta viagem. Como a maioria dos artistas, percorreu as vias-crúcis na procura de apoio neste grande evento da fotografia internacional, as portas se fecharam, nada fora conseguido, os argumentos os mais chulos e ridículos e por puro desconhecimento da arte fotográfica, da imagem estática que guarda a história do agora para as futuras gerações. Não conseguindo ter o apoio dos órgãos de Cultura dos Governos estadual e nem municipal, dentre outras entidades públicas e privadas.

Felizmente juntou as suas posses para partir para Croácia, na busca de seu sonho.

 

Conseguir viver de seu talento criativo, muitas vezes a duras penas não é trabalho fácil, pelo fato de não existir uma política que facilite a circulação de trabalhos culturais e amplie a presença desses trabalhos a nível nacional ou internacional. Sendo assim, o que esperar de um governo que não apóia a cultura? Ou será que cultura se restringe apenas algum tipo de arte? Deixar de apoiar um brasileiro, mato-grossense radicado em Cuiabá, por simples desconhecimento abrangente do sentido arte? Para quem não sabe o Claudio já tem cadastrado e aprovado o Projeto de formação e capacitação onde pretende ensinar a sua arte para os jovens carentes da baixada cuiabana. Mais detalhes e informações sobre o projeto leiam abaixo.

 

Enfim, meu amigo Claudio, me resta desejar boa sorte, siga o teu caminho, você não estará sozinho, daqui, ou onde eu estiver terás meu apoio, mesmo que seja simbólico. Parabéns por todo o seu esforço, afinal é no sofrimento onde o artista se renova, este é momento em que você irá alçar sua maior liberdade e tudo se transformará somente em alegrias.

 

O PROJETO: OFICINA DO OLHAR

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO - BAIXADA CUIABANA

O projeto OFICINA DO OLHAR propõe durante 04 meses trabalharem a fotografia por meio de uma metodologia continuada sobre a desconstrução do olhar. Desenvolver com alunos métodos de mediação do processo criativo, ampliando sua capacidade de buscar respostas e senso crítico para as questões sociais e humanas. Neste sentido, a arte aliada ao prazer possibilita além de contribuir na formação da cidadania, também na capacitação profissional, podendo conduzir estes jovens para o mercado de trabalho e abrindo novos horizontes para a vida.

 

O próprio ato de criar pode fornecer novas perspectivas aos participantes, uma nova compreensão para sua atuação seja profissional ou no campo pessoal.

 

Além das técnicas de fotografia, o mais importante será a possibilidade de desenvolver uma interlocução e mediação do aprendizado por meio da percepção e sensibilidade.

 

JUSTIFICATIVAS

 

As experiências cotidianas estão cercadas por imagens, com as quais podemos a qualquer instante estabelecer uma relação. A Fotografia tornou-se uma espécie de convite para trazermos a luz muita questões relativa à individualidade e a sociedade na qual vivemos. Portanto, pode ser utilizada como importante instrumento de apoio no enriquecimento da prática pedagógica. Através de uma série de técnicas flexíveis, a fotografia permitirá o participante a brincar de forma crítica e ativa com as imagens.

 

Atualmente a produção da fotografia está ao alcance de todos. Com as máquinas digitais, celulares é possível fazer uma foto, registrar o momento e ainda aliado ás mídias sociais de internet (blogger, Orkut e outros). Essa democratização da fotografia pode ser um fenômeno interessante no sentido de aproveitar esse grande número de pessoas que fotografam e mediar para um trabalhão mais elaborado da produção fotográfica, podendo conduzir estes participantes até para o mercado de trabalho.

ALGUNS TRABALHOS DO FOTOGRÁFIO CLAUDIO GOMES

 Atenção: Permitido a reprodução, desde que citada à fonte