A JABUTICABA, NOSSA PEQUENA NOTÁVEL

02/12/2010 22:30

Fruta 100% brasileira, discreta, no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras. Ganha até da uva, e provavelmente do vinho que é festejado no mundo inteiro por evitar infartos.
Você vai conhecer agora uma revelação científica, e das boas, que acaba de cair do pé.

Roxa? Azulada? Cá entre nós, jabuticaba tem cor de... jabuticaba!!!
Mas o que tingiria a sua casca? Enormes porções de antocianinas! Substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.

As antocianinas dão o tom.

Dê só uma olhada

- O número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta:
. Jabuticaba: 314
. Amora: 290
. Uva: 227

 

Elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.
Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.

Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.

O branco tem seu valor.

 “É na polpa branca que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas”.
Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. “Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas”.

Há uma complicação: delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. “Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira, que privilégio! O que já diziam os nossos avós: “Jabuticaba se chupa no pé”.

A jabuticabeira

Nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. “A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul”!

A palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”.