CRIANÇAS TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS PELO MEIO AMBIENTE

03-12-2010 10:59

 

 

Escrito por: Mariana

 

Crianças também são responsáveis pelo meio ambiente

A Educação é o principal instrumento para promover transformações e melhorias em todos os setores da sociedade. É através dela que formamos cidadãos autônomos, críticos e conscientes. Por causa disso, a educação também tem se apresentado como uma importante ferramenta em ações de cunho ambiental. Projetos de Educação Ambiental estão sendo disseminados e reconhecidos em todo mundo, já que o meio ambiente tem se apresentado como um tema fundamental a ser debatido em todos os âmbitos da sociedade atual.

Foi buscando atender esta demanda que o Governo Federal criou, em 27de abril de 1999, por meio da Lei Nº 9.795, a Política Nacional de Educação Ambiental. A lei explica, em seu Art. 1º, que a educação ambiental deve ser entendida como o conjunto de “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Desta forma, as ações de educação ambiental devem abordar tanto os aspectos teóricos como os práticos e, principalmente, abordar o ambiente em sua integridade, despertando a consciência de que o ser humano faz parte da natureza. Neste sentido, garantir a conservação do meio ambiente significa, também, prezar pela qualidade de vida dos seres humanos.

De acordo com a lei, a Educação Ambiental não deve ser de responsabilidade exclusiva das instituições educativas, mas, ao contrário, deve ser uma ação integrada entre poder público, meios de comunicação, empresas, instituições públicas e privadas, ou seja, da sociedade como um todo.

Foi pensando nisso, que o Googleresolveu investir em um projeto que alia criatividade com educação ambiental. A empresa trouxe pela primeira vez para o Brasil o concurso Doodle4Google, em que crianças e adolescentes de todo país são convidadas a redesenhar a logo do Google. O tema do concurso é “O Brasil do futuro” e para cada desenho inscrito será plantada uma árvore. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) e com The Natural Conservancy (TNC), a meta é que sejam plantadas 100 mil árvores até o final do ano.

Como parte do concurso, o Google e o IBF fazem palestras e ações em escolas do Brasil buscando conscientizar os alunos em relação ao meio ambiente. No último dia 25, iniciaram as primeiras ações no Paraná, com visitas em Londrina, onde mais de 500 alunos de colégios públicos e privados já participaram das ações.

De acordo com Lídia Biguinatti, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Londrinense, os primeiros projetos ambientais da escola surgiram da necessidade de mudar alguns hábitos dos alunos em relação ao cuidado com o espaço escolar, principalmente em relação ao lixo. A coordenadora relata que a proposta foi bem recebida pelos estudantes e, por isso, os projetos na área foram avançando. Lídia destacou a importância de projetos complementares que promovam reflexão através de ações integradas, como é o caso do Doodle4Google. “Nós temos que trabalhar a integridade do meio ambiente. Precisamos ser co-responsáveis pelo ambiente como um todo. A integridade ecológica é fundamental para nossa qualidade de vida”, afirma.

Durante o evento, os alunos mostraram bastante domínio sobre o assunto, mas também se apresentaram preocupados com o futuro da natureza. Para Gabriel Silva, 9, as pessoas estão acabando com o meio ambiente, pois o homem tem produzido muita poluição e destruição. Questionado se cuidava do meio ambiente, Gabriel afirmou que já plantou árvores e que não joga mais lixo no chão.

Por acreditarem que as crianças são as grandes responsáveis pelo futuro do planeta, o Google e o IBF firmaram esta parceria inovadora. Sabendo que a educação ambiental não se dá apenas com atividades pontuais, mas por toda uma mudança de paradigmas que exige uma contínua reflexão e apropriação de novos valores, é preciso que haja o envolvimento de todos. Por isso, ainda dá tempo de mandar seu desenho e contribuir com o meio ambiente. Inscreva-se e faça com que mais uma árvore seja plantada!

Para participar do projeto é preciso ter entre 6 e 15 anos. As inscrições seguem até o dia 31 de dezembro, no site www.florestadoodle.com.br

Na próxima semana o projeto irá visitar colégios na cidade de Prado Ferreira, interior do Paraná. Participe e divulgue esta ideia.