O LIXO VALE MUITO DINHEIRO

14/11/2010 20:12

 

       

Ao visitar a França, em particular uma pequena vila ao redor de Paris, encontrei FONTENAY-AUX-ROSES, como todas as pequenas e grandes cidades da Europa, a limpeza é algo que de cara nos chama atenção.

                                                                          

Como bom observador e ambientalista, fui saber que esta pequena “PETIT VILLE”, foi a primeira a reciclar o lixo da Europa e hoje serve de modelo para várias outras. Mas o que me chamou a atenção mesmo, foi saber que nesta pequena cidade, existe concorrência entre as empresas para comprar o lixo recolhido, ou melhor, elas pagam para retirarem o lixo, isto em uma concorrência pública, muito disputada. Logo, se uma ganha para retirar certos tipos de detritos, outra ganha para retira vidros, ou seja, em separados.

 

Fica claro que existe uma conscientização total dos munícipes, que colabora integralmente para a reciclagem do lixo, os vidros, por exemplo, tem uma caixa coletora em quase todas as esquinas, frente aos supermercados enfim, onde é necessário ter. Esta caixa recebe as garrafas por um orifício e em seguidas são totalmente trituradas, ao completar-se, o caminhão da empresa vencedora para este tipo de “lixo” retira-o e, em seguida recoloca outro.

 

Bem, em reunião com os LeVerts, (os verdes) na própria prefeitura (mairie), nos informaram que cada vez mais os custos com o lixo da vila lhes trazem lucros, e que, são os próprios moradores que ganham, baixam os valores dos impostos e com isso, a cidade se embeleza e a natureza agradece.

 

 

 

 

  Lucélio Costa

  

  Atenção: Permitida a reprodução, desde que citada à fonte