Você já plantou sua árvore hoje?

09/12/2010 10:18

 

 

Escrito por: Mariana

 

Algum tempo atrás falar em preservação do meio ambiente era algo muito distante das nossas vidas cotidianas. Coisa de cientista e de biólogo. Os temas eram exóticos e até curiosos, como, por exemplo, o descarte do lixo nuclear ou a proteção dos ursos pandas.

No entanto, cada dia mais estamos sentindo que as transformações promovidas na natureza são parte direta de nossa realidade e causam impacto em nossas vidas. Todos nós já sabemos que mudar alguns hábitos pode contribuir de maneira determinante com o meio ambiente. Não jogar lixo nas ruas, substituir o copo descartável, diminuir o tempo do banho, andar menos de carro são alguns exemplos de costumes que já estão sendo incorporados por parte da população mundial.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Synovate e o Wal-Mart Brasil, revela que os brasileiros estão dispostos a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia. O estudo apontou que entre as várias ações que podem ser realizadas para contribuir com o meio ambiente, as mais praticadas pelos brasileiros são: a separação de lixo para reciclagem e a redução do desperdício de água e energia.

Existem várias ações que podemos realizar para contribuir com o meio ambiente. Entre elas há uma bastante simples, mas que ainda é pouco comum. Parece incontestável que as árvores são determinantes para um ambiente saudável, mas porque não temos o costume de plantá-las?

Por incrível que pareça muitos brasileiros nunca plantaram uma árvore. Você, quantas árvores já plantou na sua vida? Uma ação simples como esta também pode contribuir com o meio ambiente. Segundo dados do IPCC, uma árvore absorve, em média, 0,16 toneladas de carbono durante toda sua vida. Assim, plantar árvores pode contribuir para combater o aquecimento global, ajudando a regular a temperatura do planeta.

Além disso, se você respira é melhor começar a se preocupar com a qualidade do ar, já que a poluição gerada nas cidades está desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo e afetando a saúde da população.

Se você ainda precisa de mais algum motivo para iniciar seu plantio, as árvores também deixam os espaços mais bonitos e agradáveis.

Por isso, faça sua parte! Plante árvores nas rua, vales, na sua casa ou no escritório. Existe uma variedade de plantas que podem se adequar a diferentes ambientes. Visite o site www.clickmudas.com.br e escolha a muda que mais combina com você!